domingo, 24 de janeiro de 2010

Mundo Gamer #01: Steam

Ahh, o Steam, só de ouvir o soar dessa palavra já fico contente, podemos dizer que o Steam é o cinto de utilidades do gamer, nele você compra jogos, conversa com seus amigos, cria clans, faz comunidades e muitas outras coisas. Posso dizer que tenho uma relação de amor e ódio com essa ferramenta, e hoje vou contar para vocês o porque disso, também vou explicar o que é o Steam e o porque de achar tão genial.

História:
O Steam foi lançado pela Valve Corporation em 2002 como forma de combater a pirataria, e manter seus jogos atualizados mais facilmente, no início ele era só uma ferramenta de distriubuição, mas o que ninguém imaginava era que esse programa seria a melhor relação game-jogador.

Uma super loja:
Atualmente o Steam tem mais de 800 jogos a sua disposição para você comprá-los por ótimos preços e se divertir, no Steam ainda você pode pagar com cartão de credito, boleto bancário ou pelo paypal. Então você pensa, "eu não vou gastar meu dinheiro, colocar a senha do meu cartão de crédito num programa qualquer.Vai que acontece alguma coisa na entrega e esse jogo não chega aqui em casa ainda mais ele sendo dos EUA, eu perco meu dinheiro?" NÃO o jogo chega até você via distribuição digital, ou seja você vai baixar esse conteudo, e você pode baixa-lo quantas vezes quiser e de onde quiser.

Preços Absurdos:
Imagina pagar 10 dolares num jogo que nas megastores estão por 90 reais, esse é um exmplo de coisa que acontece no Steam, você comprar com preço baixo porque você não paga mídia física e porque não tem imposto, ou seja, o governo não ganha nada com isso.E é por causa desses descontos que eu odeio o Steam (Calma que eu explico), a Valve ainda vai me deixar sem dinheiro, mas a culpa é minha por ser um consumista assíduo quando o assunto é games.

Atualizações Constantes:
Se encontrou um bug em algum jogo você não vai ter que esperar até que lançem um patch de correção, em vez disso comunique ao Steam e no outro dia se possível o bug não estará lá, além de ser útil, isso faz com que o seu jogo fique sempre atualizado.

Comunidade:
Além de disponibilizar jogos, o Steam criou a mais ou menos 3 anos a Steam Community (praticamente o orkut do gamer) que é onde os jogadores se encontram, criam comunidades, clans, atualizam seu perfil, trocam mensagens e o mais importante, se reúnem para jogar. É muita inovação. Pra ter ídeia do quanto isso é bom, você pode conversar com um amigo de dentro do jogo pelo chat que eles fizeram, comparar seus recordes e achievements, e por exemplo se meu amigo tiver jogando um jogo que eu tenho eu posso literalmente entrar dentro do jogo dele.

Integração:
"Ah, não vou baixar isso, não quero gastar dinheiro com jogos, eu posso comprar pirata". Não pense assim, experimente o Steam, dê uma olhada, mas se mesmo assim não quiser, eis que eu farei você mudará de ídeia, veja porque: O Steam deixa você colocar os seus jogos no-steam na sua lista de jogos.


Navegue pelo Mundo, de dentro do seu jogo:
Se você comprar um jogo no Steam ou anexar um jogo no-steam você pode acessar a internet de dentro do seu jogo! Basta apertar Shift+Tab dentro do jogo e você abrirá uma sobreposição do steam no seu jogo onde você pode acessar a internet, falar com seus amigos, entrar na comunidade, convidar amigos, conferir atualizações e muito mais.

Experiências Pessoais:
Estava eu querendo Left 4 Dead de aniversário e lembro que ficava horas navegando na net pelas megastores, procurando um preço assesivel para desfrutar desse super jogo, só que era muito caro (R$129.90) e meu pai não queria gastar esse dinheiro todo em um jogo, foi então que eu vi no Steam a salvação, TODOS, eu disse TODOS os jogos da Valve (22 jogos) por...99 dolares (o que daria 170 reais) no super Valve Complete Pack, fiquei excitado. Não podia acreditar no que estava vendo.

Comprei o pacote e hoje "sou feliz" graças a Valve e ao Steam, por isso me senti no dever de escrever esse post na estreia do blog. Tenho que dizer que EU amo a Valve, amo o Steam, apesar de que eles ainda vão acabar com meu dinheiro. E você vai ficar parado ai ou vai baixar esse genial programa, baixe o Steam, crie sua conta, de uma olhada no que eu estou falando e depois volte aquii e me conte o que você achou, mande também sua história com o Steam e diga se assim como eu, você ama o Steam.

Requisitos de sistema - Windows 2000, XP ou Vista. 256 MB de RAM. Processador a 400 Mhz. 1 GB de espaço no disco rígido (recomendado). Ligação à Internet (ligação de banda larga recomendada)

Bom por hoje é só, e até o proximo Mundo Gamer, só aqui no Games Criticos. Lembrando que essa coluna depende de você, mande um email com sugestões, críticas e dicas de assunto futuros para serem falados aqui pelo email: igorritter@hotmail.com.

1 comentários:

Anônimo disse...

Cara Meu Pai Nao Quer Gastar DiDin Comigo Por Causa De Jogo Agora Vou Mostrar Sua Materia Para Ele Tomara Que Ele Mude De Ideia Né


Parabens Manoo

13 de julho de 2011 às 19:28

Postar um comentário