domingo, 31 de janeiro de 2010

Old School #01A: Castlevania


Estreando aqui a primeiro quadro OLD School, esse quadro contará a experiência de jogadores sobre jogos do século passado, esses jogos entre meados dos anos 90 e se você também quiser participar basta mandar um email para gamescriticos@gmail.com com a sua matéria, mas para esse 1º post vamos falar de uma das series de maior sucesso da era 8 bits e que ainda se mantem forte nos dias atuais, Castlevania.



Escrito por: "Sony´s King" (Will)

1987:Castlevania
Na era ’Mario’, ainda que houvesse jogos bons,toda a atenção ia para o nosso classico SMB,mas um jogo chamou a atenção dos jogadores,era um jogo adulto com monstros medonhos, morcegos, zumbis e inimigos de diferentes culturas,esse era Castlevania.
um cara durão,um chicote e dois botões,tudo q você precisa para sair matando monstros em busca da morte do próprio Dracula,Castlevania trazia tudo o q os gamers queriam um jogo simples com gráficos bons e uma dificuldade extremamente alta.

O nome Castlevania é uma mistura do inglês Castle(castelo) e transilvânia(com apenas o final vânia). Assim como SMB3 você podia fazer muitas coisas apenas com os dois botões do NES como:subir escadas, usar magias,armas secundarias e assim vai.

Os cenários passam de cemitérios para torres de relógios,cavernas para castelos,sempre com uma variação de desafios e inimigos. Mas é claro, todos jogos tem seu defeito, uma coisa que eu nunca consegui entender o porque, é que quando Simon (protagonista do jogo) leva um golpe ele pula para trás, isso é uma maldição que continua até nos jogos atuais.

No final você tem que encarar o nosso homem-morcego ,e a unica coisa que passa pela nossa cabeça é: Uuuuaaauuuuu, completamente fechada,completamente difícil e completamente épica.

Batalha final de Simon em Castlevania.
mas é claro,com um sucesso desses não demorou muito e logo veio a seqüencia
Castlevania 2 :Simon's Quest.


1988:Castlevania 2:Simon’s Quest
Simon’s Quest marcou a inovação da serie,com um estilo ‘’Sand-Box’, (O mesmo usado no famoso Simphony Of The Night), o que não foi muito bem recebido pelos Fãs do primeiro Game ,mas a grande minoria achou fantástico e não se surpreenderam com SOTN .

Simon’s Quest é sequencia direta do primeiro Castlevania, em que Simon discobre que foi amaldiçoado e precisa juntar todas as partes de Dracula novamente. O problema é que elas estão espalhadas por diferentes dimensões e que se ele não recuperá-las rápido ele irá morrer.

A jogabilidade é idêntica ao primeiro ao mesmo tempo que é completamente diferente(o.O)

Mais uma vez, um botão ataca e o outro pula, mas desta vez pressionando o botão Start você entra no menu ‘’equip’’, para equipar itens, armas e upgrades para o lendário chicote Vampire Killer, o que pode ser irritante algumas vezes, interrompendo a ação do jogo.e por falar em interromper, a cada 5 minutos uma frase aparece dizendo: What a horrible night to have a curse (que inclusive serviu de inspiração para uma banda de rock), que significa que o sol se foi e a noite esta aqui. E mais 5 minutos depois uma outra frase aparece dizendo: the morning Sun that has come to vanquish this horrible night, que significa que a noite se foi e o dia chegou, mas uma coisa passa pela cabeça de alguns jogadores..... WTF????


É um péssimo sistema de dia-noite, e que nunca mais apareceu em toda a serie (Graças a deus).
Os cenários, assim como os do primeiro Castlevania,são bem variados passando de florestas para cemitérios,cavernas para castelos, e etc...

É bem parecido com Zelda 2: The Adventure Of Link, com NPCs inúteis, mas com um sistema de compra bem mal feito. É a base de corações e quando você morre você perde tudo.
Enfim, é com certeza o pior da serie no NES.

1990: Castlevania 3: Dracula’s curse

Castlevania 3: Dracula’s Curse esquece Simon’s Quest e volta para o tradicional sistema linear do primeiro Castlevania, mas conta com algumas inovações como a possibilidade de jogar com outros personagens.

Em Dracula’s Curse você esta na pele de Travor Belmont, um ancestral de Simon, que lutou com o morcegão pela primeira vez, o que faz desse game um ‘’prequel’’.

Como a já citada possibilidade de jogar com outros personagens, vamos falar um pouco deles:

Grant Danasty: Grant é um ex-pirata que teve sua familia assasinada por Dracula, quando Grant se opos contra Dracula, o mesmo lançou um feitiço que transformou Grant em um monstro corcunda.

Encontro com Trevor: o nosso herói encontra Grant pela primeira vez na sua forma de monstro, e após derrotá-lo Grant volta a ser humano novamente.

Sypha Belnades: é uma grande feiticeira, não se sabe muito sobre ela, apenas que ela se disfarça de homem por algum motivo, e que o Badass da historia continua com o clã belmont graças ao utero dela.


Encontro com Trevor: após derrotar o mesmo monstro que Alucard encontra no castelo invertido de SOTN, Travor liberta Sypha de uma estatua de pedra no Backgroud.

O Próprio Alucard: Sim, o morcego Junior também faz uma aparição na jornada de Travor, mas Alucard aparece para ajudar Trevor a derrotar Dracula (o que pode ser meio estranho, pois Alucard é filho de Dracula).


Encontro com Trevor: Trevor encontra Alucard em um caixão, então Alucard desperta e tenta matá-lo, mas falha, e vê que ele pode ajudá-lo a derrotar Dracula e se junta a Trevor.

Os gráficos são fantásticos, a trilha sonora é espetacular e a jogabilidade, assim como o primeiro, é perfeita.Com esses atributos e com essas inovações, eu acho que é o melhor da serie no NES.
No fim, voce novamente terá que derrotar Dracula em seu castelo, mas em TRES diferentes formas, o que torna a batalha quase impossivel.

Dracula’s Curse encerra a serie no NES com estilo, próxima parada: Super Castlevania IV no glamuroso Super Nintendo Enterteniment System (Oh Yeah).
Continua...

0 comentários:

Postar um comentário